25 de abril de 2011

PATO! COELHO!

Joãozinho diz todo contente para Mariazinha ao ver um novo amigo no quintal:
__Olha só, Mariazinha!  É um PATO!

A menina olha. Olha de novo e diz toda confiante:
__Não mesmo, Joãozinho! É um COELHO!
__Que coelho que nada!  Olha bem!  Tem bem a cara de um PATO!
__Ai, Joãozinho... não tá vendo que é um COELHO?
__Mariazianha, olha só!  É branco, tem um bico enorme... Olha... o bico tá até aberto!  É PATO sim!
__Não, não e não! É COELHO! Olha só as orelhas enormes, o pelo branquinho, o olho e o focinho!
__Duvido que seja um coelho!  Quer ver, Mariazinha, como ele vai até comer um pedaço de pão.  PATO é que come pão!  Vou dar um pouco para ele!
__Sai, seu bobo!  Quem vai dar comida pra ele sou eu.  E vou dar uma cenoura. Porque COELHO como é cenoura mesmo!

__Ih! Você não aprende mesmo, sua boboca!  Estou até ouvindo ele fazer barulho... e é barulho de PATO.  Está ouvindo? QUAC! QUAC! QUAC!
__Eu não tô ouvindo nada, Joãozinho!  Quer dizer, estou é ouvindo, barulhinho bem baixinho de COELHO!  E ele está mexendo o narizinho e fazendo: NIF! NIF! NIF!
__Eu não ouvi nada, nadinha mesmo!  Mariazinha, nosso novo amiguinho é um PATO! PATO! PATO!
De repente, o novo amigo se esconde no meio da grama.
__Viu só, Mariazinha! O PATO está entrando no banhado para nadar um pouco!  Ele vai nadar!  Ele é um PATO! Eu acertei, acertei, acertei!
__Que nada, Joãozinho!  É o COELHO que está no gramado.  O COELHO vai comer toda a graminha! Ele deve estar com muita fome!  Ele não gosta do pão que você deu!  Heheheheheheheh! É um COELHO, COELHO!
Joãzinho não se convence.  Coloca as mãos em frente aos olhos, fazendo um círculo com os dedos e grita:
__Olha só o que eu estou vendo pelo meu binóculo, Mariazinha!
__O que é, Joãozinho? - pede ela, toda curiosa - O que é?
__Eu estou vendo... estou vendo... um... um PAAATOOOO!
Mariazinha também faz um binóculo com as mãos e diz, bem brincalhona:
__Eu também estou vendo, João! Estou vendo um... um... COEEEEELHOOOO!
__É um PATO, Maria!  E eu vou chamá-lo... Vem aqui, patinho, vem aqui com a gente!
__É um COELHO! E eu que vou trazer ele aqui! Vem aqui, coelhinho, vem aqui com a gente!
Mas o novo amiguinho some de uma hora pra outra, do mesmo jeito que tinha aparecido.
__Viu só, Maria!  Ele sumiu! Você insistiu em chamá-lo de COELHO!
__A culpa não é minha, João! A culpa é sua! Você é que insistiu em chamá-lo de PATO!
As duas crianças emburram e ficam brigadas uma com a outra.  Mas não dura muito.  Joãozinho fica pensando e, de repente diz:
__Mariazinha?! Sabe que eu acho que você tinha razão!  Acho que era um COELHO mesmo! Um coelhinho com orelhas compridas e pelo branquinho!

__Ih, Joãozinho! Sabe que agora eu tô achando que era mesmo um PATO! Um patinho lindo, com bico comprido e penas branquinhas!









E com toda essa conversa, os dois lembraram que a Páscoa estava chegando e concordaram que não tem coisa mais legal que pintar um narizinho vermelho de coelho e uns bigodes de coelho e sair procurando ninhos cheios de chocolate por aí.  E os dois esqueceram a briga e saíram juntos procurar!




Pato! Coelho!
Amy Krouse Rosenthal
Tom Lichtenheld

Editora Cosac & Naify

Nenhum comentário: