9 de julho de 2011

Como deixei de ser azedo

   Pequeno, redondinho, verde-limão... esse era Luís Limão.  Um limão criança que não gostava de ser limão.  Ele se achava azedo demais, rugoso demais, ácido demais.  Por isso, vivia pelos cantos da casa, tristinho, sem falar com ninguém, muito pensativo.
   A mamãe já estava preocupada e vivia falando:
   __Meu filhinho, qual o mal de ser um limão azedo e verde?  Isso quer dizer que você é um bom limão!
   O papai tentava resolver o problema:
   __Deixa disso, menino!  Você nasceu limão, é limão e limão sempre será. Agora, coma essa comida para crescer firme, forte e bem verde!
    Mas Luís Limão não se conformava.
    Um dia, quando estava muito triste, resolveu pedir ajuda pro melhor doutor que havia na cidade: o Dr. Célio Cenoura.
     Depois de conversar bastante e ouvir toda a tristeza e azedume de Luís Limão, o doutor disse em sua voz grave e séria:
    __Já sei o que lhe aconteceu!  Quando você era bebezinho... quando era apenas uma sementinha... aconteceu alguma coisa que fez você não gostar de ser um limão!
      Assim que ouviu isso, Luís Limão lembrou-se.  Quando era uma sementinha, no berçário da maternidade ele ouviu uma azeitona muito da enxerida falar para ele:
      __Meu nome é Azita... Azita Azeitona!  E eu sou a filha do maior oliveiro do mundo e da azeitona mais disputada das pizzarias!  Eu sou verde, sou saborosa... TODO MUNDO gosta de mim!
       Como ainda era uma sementinha, Luís Limão decidiu que queria crescer como um azeitona verde e gostosa... Era por isso que ele não gostava de ser limão!  Estava morta a charada!
         Então, o nosso limãozinho decidiu-se.  Entrou pé ante pé na cozinha da maior pizzaria da cidade, escondeu-se atrás das panelas e ficou assistindo os pizzaiolos fazendo a massa das pizzas.  Quando eles começaram a espalhar os tomates, as fatias de queijo em cima da pizza, Luís Limão viu que era hora.  Disfarçou-se entre as azeitonas e pulou para dentro da bandeja.
        Oba!  Finalmente ele estava realizando seu sonho.  Mas... que decepção!  Ninguém da mesa gostava de azeitonas.  Raparam toda a massa da pizza e deixaram TODAS as azeitonas da bandeja.  Enquanto o pessoal ia embora, Luís Limão ouviu um choro baixinho no canto da bandeja.   Que surpresa!!!  Era Azita Azeitona!
            __Ué!  Não era a senhora que dizia que todo mundo gostava de azeitonas?!
         __Era eu mesmo, Luís Limão!  Mas eram outros tempos!  Você viu agora.. nem todo mundo gosta de azeitonas.
            Luís Limão voltou animado para casa.  Pesquisou na internet, leu uma porção de livros e descobriu que dá para fazer uma porção de coisas muito gostosas com limão: dá para fazer limonada, picolé de limão, temperar salada e peixe, fazer um musse gostoso com leite condensado e um chá quentinho com mel pra curar a gripe.  Quanta coisa!
             E Luís Limão resolveu ajudar outros vegetais que fossem tristes como ele era.  Ficou superamigo de Charles Chuchu que estava triste porque era pálido, sem gosto.  Luís Limão foi com ele até um restaurante e mostrou tudo que podia ser feito com chuchu: salada, chuchu gratinado, doce de chuchu, chuchu refogadinho... hum!  E vamos parar por aí que essa história me deu uma fome....

              


Ah! Quem veio ver a contação na livraria teve de novo uma baita surpresa!  Foi de novo um sorteio superdiferente: ninguém ficou sem ganhar livros!!!





Adriana Moreira
Carlinhos Müller
(este conto é uma adaptação do livro acima)

Editora Belas Letras

Nenhum comentário: