16 de outubro de 2011

Uma entrevista com nosso ilustre ilustrador

Galerinha!
Conversamos com o cara que fez nossa logo (aquele desenho supercriativo da palavra Pirlimpimpim que aparece em nossos blogs) e as ilustrações do site.
Foi um papo muito legal.  Ele falou sobre as crianças que adoram desenhar e sobre os gibis e livros em quadrinhos que adora ler.
Aproveita e lê!!


Pirlimpimpim - Com quantos anos você começou a desenhar?

     Bem, comecei bem cedo! Lembro de já no "pré", antes da primeira série, já gostar muito de desenhar, mas até então desenhava tão bem quanto qualquer outra criança.

P - Quando teve a ideia de se tornar um ilustrador?
     Na verdade, isso me acompanhou sempre e aos 14-15 anos  comecei em meu primeiro emprego já desenhando: fazia os desenhos e a arte-final para sacolas de lojas em uma fábrica. Depois disso, nunca parei de trabalhar como freelance de ilustração.

P - Você teve que estudar para aprender a desenhar ainda melhor?
     Fiz um curso, uma vez, quando tinha 18-19 anos mais ou menos.  Saía todos os finais de semana de Passo Fundo e vinha até Porto Alegre para o curso. Aliás, obrigado "Tia Norma" por me aturar nessa época  na sua casa todos os finais de semana durante 6 meses! hehehe! O curso era direcionado para Quadrinhos. Mas sempre fui autodidata [quer dizer, ele aprendeu so-zi-nho] quanto às técnicas e coisas mais novas que eu queria aprender.  Mas, hoje em dia, a internet é uma coisa muito legal para pesquisas para quem quer aprender.
       
P - Quais gibis/livros em quadrinhos você gostava de ler quando criança?
     Os gibis de super heróis sempre foram os que eu mais gostava. Adorava as histórias cheias de ação. O meu preferido era o Homem Aranha. Achava o máximo ele ser um cara normal que estudava e lidava com problemas em casa e ainda tinha tempo para ser um Super Herói. E com uns 14-15 anos fiquei alucinado quando li pela primeira vez "Os Piratas do Tietê" do Laerte e um pouco depois "Akira" de Katsuhiro Otomo. 
      
P - Quais gibis/livros em quadrinhos você começou a gostar quando cresceu um pouco mais?
     A grande diferença é que hoje em dia gosto de "boas histórias". Não interessa o tema, o desenhista, se a história e para rir ou pensar. O que interessa é que seja uma boa história e que o desenho seja competente o suficiente para ajudar a contar essa história sem atrapalhar.

P - Qual seu personagem favorito da época de criança e de hoje?
     O de criança foi o Homem Aranha como já falei. Quanto ao de hoje em dia, um dos que gosto  bastante, é o HellBoy. Aliás, qualquer coisa que o criador deste personagem faz, o sr. Mike Mignola, tem grande chance de ser legal. Hehehe! Sou fã do cara!

P - Qual seu gibi/livros em quadrinhos favorito da época de criança e de hoje?
     Quando criança os gibis da Marvel Comics, por conta de seus heróis clássicos, me chamavam mais atenção.


P - Uma criança que gosta de desenhar... O que ela deve fazer para melhor aprender?
     Desenhar muito, muito, muito! O apoio e o incentivo dos pais quando a criança ainda é pequena também são importantes. Depois que desenhar já virou uma atividade natural, o bom é desenhar pelo menos uns 30 minutos por dia e tentando realmente aprender coisas novas e não ficar desenhando só o que gosta.

Nenhum comentário: