5 de julho de 2014

Bolota, uma certa jabuticaba muito esperta

 Bolota era uma jabuticaba muito esperta que, do alto do galho mais alto da jabuticabeira, ficava espiando tudo.  Nesse espia-espia, ela enxergava todo dia a dona Zezé, que passava para trabalhar.
__Olha só, a dona Zezé! Que bonita que ela é! Tranças no cabelo, pele bem negra e olhos lindos...
Quando Bolota ouvia falarem que dona Zezé tinha olhos parecidos com duas jabuticabas, ficava ainda mais orgulhosa da vizinha que morava na casa bem pertinho do quintal onde Bolota morava.
Mas uma coisa Bolota achou estranha: dona Zezé tinha uma barriga muito grande.
Um dia, não aguentando de curiosidade, Bolota pediu ajuda ao seu amigo Bem-Te-Vi que via de tudo por ali.
__Ah! Você não sabe então? - perguntou o passarinho - Dona Zezé está grávida?
__Grávida?! - admirou-se Bolota, que continuava sem entender nada.
__Sim. - respondeu Bem-Te-Vi - Dentro da barriga de dona Zezé tem uma semente... como dentro de você também existe uma semente, Bolota. A sua semente é de jabuticaba e quando ela crescer aparecerá uma árvore tão grande quanto esta em que você está. A semente de dona Zezé, entretanto, é semente de gente! Quando a sua semente e a dela crescerem você verá o milagre acontecer.
Bolota ficou de boca e olhos bem abertos com tanta novidade. Não tinha entendido muita coisa, mas deixou por isso mesmo. Cansada que estava, adormeceu. Enquanto dormia, começou uma ventania muito forte, tão forte que arrancou Bolota do galho em que estava presa. Que medo!
A chuva e vento rolaram Bolota para bem longe. Quando parou, estava num buraco na terra muito fundo. Ela começou a sentir medo e frio e foi puxando terra de todos os lados até fazer um cobertor de terra bem quentinho. Mais tranquila, Bolota voltou a dormir.

E que sono nossa amiga jabuticaba tinha! Foi só na primavera que um raio de sol acordou Bolota...
__Acorde, preguiçosa! - disse, sorrindo, o raiozinho de sol - Acorde e venha ver que beleza!
Bolota espreguiçou-se e sentiu que sua semente tinha brotado e um talinho verde saía de sua barriga. Seguindo o raiozinho de sol, o talinho verde foi subindo, subindo até sair da terra. Que lindo estava tudo lá fora! Flores vermelhas, azuis, amarelas!
__Viu só?! - gritou o Bem-Te-Vi, que esperava Bolota lá fora - Você virou uma jabuticabeira como sua mamãe. Não disse que iria acontecer um milagre? Você já não é uma jabuticaba e logo, logo aparecerão em seus galhos novas frutinhas, como você foi um dia...
Agora Bolota começava a entender... e entendeu mais ainda quando ouviu um barulho estranho vindo do quintal de dona Zezé...
__Nhém! Nhém! Nhém!
E bolota viu no colo de dona Zezé uma menina igualzinha à mãe, com a pela negra, trancinhas bem pequenas no cabelo e olhos feito jabuticaba.
E o Bem-Te-Vi voou e falou bem alto:
"Essa é a verdade nua e crua,
seja de planta, ou de gente,
é da semente,
que a vida continua."
 
http://www.escrituras.com.br/?livros=bolota-uma-certa-jabuticaba-muito-esperta
Autora: Iray Galrão
Editora: Escritinha
 
 

Nenhum comentário: