26 de maio de 2012

Que barulho é esse, Ratinho?

A noite já ia alta.  A lua estava subindo devagarinho no céu.
Em sua caminha, Ratinho estava começando a adormecer.
De repente, ele ouviu um barulho... alto, comprido e entrecortado.
__Uúuuu... uúuuu... uúuuu! - fazia o barulho.
Ratinho, agora, já não tinha mais sono.  Estava sentadinho na cama, segurando firme o cobertor.
__Que barulho é esse? - perguntou o Ratinho.
Quietinho na sua cama, ele começou a ouvir o silêncio da casa... e ouviu um outro barulho.
__Tique-taque... tique-taque... tique-taque. - fazia o barulho.
Era um barulho regular, um som igualzinho ao outro.
__Que medo!  O que será isso? - falou baixinho o Ratinho.
Com muito medo, Ratinho pulou da cama e, pé por pé, andou até o corredor.  A janela estava aberta e por ela entrava um outro barulho. Era farfalhante:
__Fffffffff... fffffffff... fffffffff.
__Oh, Deus! - disse Ratinho. - Que medo!
E Ratinho desceu correndo as escadas e foi se esconder na cozinha.
Lá, muito quietinho, escondidinho num canto, ele ouviu um outro barulho.  Era gotejante, molhado:
__Plic...plic... plic - fazia o barulho.
__Oh!  É uma assombração... e ela vai me pegar! Que medo!
E Ratinho correu se esconder no armário embaixo da pia.
__Aqui ela não vai me pegar, aqui eu estou protegido e posso ficar por um tempão.
Ratinho ficou mesmo escondido um tempão.  Mas a lua foi subindo ainda mais no céu e sua luz lançou sombras para dentro do armário onde nosso amiguinho estava e seu medo foi crescendo.
__Agora sim a assombração está vindo e vai me pegar!
Ratinho subiu correndo as escadas, pulou na cama e mergulhou embaixo das cobertas.
Foi então que ele ouviu o pior barulho de todos.  Era um barulho rastejante, um barulho de passos.
__Ploc... ploc... ploc... - fazia o barulho.
__Oh! Desta vez a assombração eswtá vindo para o quarto me pegar. - falou Ratinho, tremendo e fazendo o maior barulho de todos:
__Aaaaaaaiiiii!
Na mesma hora, Papai Ratão chegou ao quarto.
__O que foi, meu pequeno?
__Pa-pa-pa-pai - tremia Ratinho - Uma assombração quer me pegar!
__Assombração?! Onde, meu pequeno?
__Em toda a casa, papai.  Você não ouviu os barulhos??
__Ouvi sim, meu pequeno.  Ouvi três barulhos. - e Papai Ratão foi contando com os dedos - O primeiro foi você descendo as escadas, o segundo foi você subindo as escadas e o terceiro foi você gritando.
__Não, papai!  Não eram esses os barulhos.... ouça só... estou ouvindo de novo o primeiro barulho.
__Uúuuu... uúuuu... uúuuu! - fez de novo o barulho lá fora.
__Ora, meu pequeno! Mas esse barulho não é assombração nenhuma!  É o pio da Dona Coruja!
__Ah! - e Ratinho suspirou aliviado - A Dona Coruja! Aquela que vive no alto do galho mais alto da nossa árvore da frente de casa!
__Isso mesmo! E Dona Coruja nunca fez mal pra ninguém!
__Então, papai, o segundo barulho que eu ouvi... tique-taque, tique-taque... era só o relógio que me faz ver as horas e embala meu sono!
E Ratinho foi pensando.
__Então, o barulho do corredor, que vinha pela janela aberta...fffffffff... fffffffff... fffffffff... eram só os galhos da pintangueira lá fora, balançando no vento...
E Ratinho foi se acalmando aos poucos.
__E o barulho molhado lá na cozinha... plic...plic...plic... era a torneira da pia pingando... Papai?
__Que é, meu pequeno?
__Precisamos consertá-la... uma torneira pingando gasta muita água...
Papai Ratão sorriu, concordou e Ratinho continuou.
__E o barulho mais assustador de todos?  Ele fazia ploc...ploc...ploc...
Papai Ratão sorriu e abraçou o filho.
__Ah! Já sei, papai!  Eram seus chinelos, quando você estava vindo aqui para o meu quarto...
__Viu só?  Nenhuma assombração então, meu pequeno.
__Ah! - disse Ratinho cheio de segurança - Mas eu nem pensei que era assombração mesmo.
Papai Ratão deu um beijo no filhote.  Pouco tempo depois, o único barulho que se ouvia na casa inteira era um barulho trovejante...
__Roonc... roonc... rooooonc...
O barulho de Ratinho roncando.

Que barulho é esse, Ratinho?
Autor: Stephanie Stansbie
Editora: Zastras

Nenhum comentário: