28 de setembro de 2013

Camilão, o comilão

Camilo era um porco. E que porco guloso era o Camilão.
 Guloso e também muito preguiçoso.
Ele gostava de comer mas não gostava de trabalhar para conseguir comida.
Por isso, vivia visitando seus amigos ou na hora do café da manhã ou na hora do almoço ou na hora da janta.  Às vezes ele aparecia na hora do lanche da tarde.
Camilão vivia pedindo uma comidinha daqui, um lanchinho dali, um tira-gosto acolá.
Um dia, Camilo saiu passear.  Pegou uma cesta e pôs dentro um guardanapo.  Quando estava passando pela roça do seu Manduca, encontrou o cachorro Fiel.
__O que você está fazendo, Fiel? - perguntou.
__Estou trabalhando! Estou cuidando desta roça de melancias.
__Nossa! Quantas melancias!  E eu aqui... morrendo de fome, quase desmaiando... será que você não poderia me dar uma melancia?
 O cachorro Fiel olhou em volta, pensou um pouco e resolveu:
__Está bem! Tem tantas que uma só não fará falta.
Camilão agradeceu e saiu estrada afora, feliz da vida.  Com sua cesta. Dentro da cesta, a melancia. E o guardanapo por cima.
Encontrou o burro Joca, que vinha puxando uma carroça cheia de abóboras.
__O que você está fazendo, Joca? - perguntou.
__Estou trabalhando! Estou carregando esta carroça cheia de abóboras.
__Nossa! Quantas abóboras! E eu aqui... morrendo de fome, quase desmaiando... será que você não poderia me dar uma...ssss?
O burro Joca olhou para trás, pensou um pouco e resolveu:
__Está bem! Tem tantas que duas não farão falta.
Camilão agradeceu e saiu estrada afora, feliz da vida. Com sua cesta. Dentro da cesta, uma melancia e duas abóboras. E o guardanapo por cima.
Encontrou a vaca Mimosa, fazendo queijo, iogurte, manteiga e requeijão.
__O que você está fazendo, Mimosa? - perguntou.
__Estou trabalhando! Estou fazendo queijo, iogurte, manteiga e requeijão.
__Nossa! Quanta coisa feita de leite! E eu aqui... morrendo de fome, quase desmaiando... será que você não poderia me dar um pouco?
Mimosa olhou em volta, pensou um pouco e resolveu:
__Está bem! Leve três litros de leite e quatro queijos.
Camilão agradeceu e saiu estrada afora, feliz da vida. Com sua cesta. Dentro da cesta, uma melancia, duas abóboras, três litros de leite, quatro queijos... e o guardanapo por cima.
Foi então que chegou ao galinheiro da galinha Quiqui.  Camilão repetiu a mesma história e Quiqui gritou para dentro de casa:
__Meus filhos! Seu Camilo quer milho!
E Quiqui entregou a Camilo cinco espigas de milho.
Camilão agradeceu e saiu estrada afora, feliz da vida. Com sua cesta. Dentro da cesta, uma melancia, duas abóboras, três litros de leite, quatro queijos, cinco espigas de milho... e o que mais? Ah, sim: o guardanapo por cima.
E Camilão encontrou o macaco Simão.  Começou com aquela história de estar sentindo fome, quase desmaiando.  Desta vez, não foi fácil, que Simão era muito esperto.  Mas Camilão tanto insistiu, tanto fez que Simão acabou concordando:
__Está bem! Está bem! Um cacho de bananas não dou! Mas pode levar meia dúzia!
Camilão agradeceu e saiu estrada afora, feliz da vida. Com sua cesta. Dentro da cesta, uma melancia, duas abóboras, três litros de leite, quatro queijos, cinco espigas de milho e seis bananas.  O guardanapo por cima.
No caminho, encontrou a abelha Zizi, recolhendo pólen daqui e dali.
Camilão se queixou.  Falou que estava com fome, que estava quase desmaiando, muito fraco.  Então Zizi lhe deu sete potes de mel.
Camilão agradeceu e saiu estrada afora, feliz da vida. Com sua cesta. Dentro da cesta, uma melancia, duas abóboras, três litros de leite, quatro queijos, cinco espigas de milho, seis bananas e sete potes de mel... e o que mais? Ah! E o guardanapo por cima.
Desta vez, Camilão encontrou o coelho Orelhudo. Conversa vai, conversa vem, conseguiu oito alfaces e nove cenouras.
Nosso porquinho guloso agradeceu e saiu estrada afora, feliz da vida. Com sua cesta. Dentro da cesta, uma melancia, duas abóboras, três litros de leite, quatro queijos, cinco espigas de milho, seis bananas, sete potes de mel, oito alfaces e nove cenouras.  E o que não pode faltar? O guardanapo por cima.
Mas se vocês pensam que Camilão estava contente com tanta coisa que havia ganhado, vocês se enganam.  Ele queria ainda mais alguma coisa.  Foi por isso que falou com o esquilo Dentuço e repetiu toda aquela história de estar morrendo de fome, fraquinho, fraquinho.  Dentuço ficou com pena e colaborou com dez nozes.
Camilão agradeceu e saiu com sua cesta. Dentro da cesta, uma melancia, duas abóboras, três litros de leite, quatro queijos, cinco espigas de milho, seis bananas, sete potes de mel, oito alfaces, nove cenouras e dez nozes... com o guardanapo por cima.
E agora?
Como você acha que esta história acabou?
Será que Camilo comeu tudo isso sozinho?!
Será que ele teve a maior dor de barriga do mundo?!
Até pode ser! Mas eu acho que ele não comeu tudo sozinho não.  Camilo pode ser preguiçoso e guloso mas também é um porquinho muito generoso. E é por ser generosos que os amigos gostam tanto dele que vivem lhe dando lanchinhos.
Por isso, eu  acho que o Camilão pegou o guardanapo que cobria a cesta, estendeu no chão da clareira no meio da floresta e CONVIDOU TODO MUNDO PARA COMER AQUELAS DELÍCIAS QUE TODOS TINHAM AJUDADO A CONSEGUIR.
Eu fui convidado? O pessoal aí da foto também!  E você?! Já sabe o que vai levar???





Agradecemos à Franciele de Andrade que nos emprestou seu boneco "Camilão".

Autora: Ana Maria Machado
Ilustrações: Cláudio Martins
Editora: Salamandra

Nenhum comentário: